sábado, 7 de fevereiro de 2015

Bolo de Coco com Calda


Boa dia!!!!




Hoje no nosso quarto dia de blog, escolhi o Livro: Cozinhas do Mundo - Grécia da editora Abril. E a receita a ser executada é o bolo de coco com calda.



Sinceramente, ao ler a receita, pensei que fosse apenas um bolo comum e simples. Pois bem, após provar o bolo, percebi que estava completamente errada o bolo é simplesmente MARAVILHOSOOO. Apesar dos ingredientes serem simples (ou melhor, nenhum ingrediente é dificil de achar) a combinação deles agrega ao bolo um sabor delicado e refinado.

Dados do livro:

Dificuldade : média
Tempo de preparo: 50 minutos
Tempo de cozimento: 45 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

Para a calda:
250ml de água
150g de açúcar
1 pedaço de canela em pau
1 colher (sopa) de conhaque

Para o bolo:
150g de manteiga derretida
150g de açúcar
4 ovos com gemas e claras separadas
1 colher (sopa) de conhaque (ou outra bebida aromática a gosto)
1 colher (sopa) de suco de laranja
200g de farinha de trigo
2 colheres (café) de fermento quimico em pó
80g de coco ralado
20g de manteiga (para untar)

Prepare a calda: leve uma panela com água e o açúcar ao fogo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver totalmente. Junte a canela e o conhaque e reduza por 5 minutos. Reserve.

Prepare o bolo: em uma vasilha, misture a manteiga e o açúcar, batendo até que comece a espumar. Sem parar de bater, adicione as gemas (uma a uma), o conhaque e o suco de laranja. Em seguida, peneire a farinha de trigo com o fermento, junte o coco e a mistura de gemas, mexendo bem. Bata as claras em ponto de neve firme e incorpore-as à massa. Despeje a massa em uma assadeira untada com a manteiga e asse em forno pré-aquecido, a 190ºC, por cerca de 35 minutos (dependendo do forno esse tempo muda, no meu caso demorou mais que 35 minutos. Quando o bolo começar a se separar das laterais da assadeira é porque está bom.). Quando o bolo estiver pronto, corte-os em quadrados e regue-os com a calda reservada.

Depois de regar os pedaços de bolo com a calda, é aconselhavel deixá-los repousar por alguns minutos. Assim, o sabor fica mais marcante.

VINHO: sirva com um branco português de uvas moscatel, de Setúbal.

Obs: Tudo que estiver em negrito foi retirado do livro.

Resultado:



Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário